A menopausa é uma fase muito desafiadora na vida das mulheres. Nesse momento, os hormônios sexuais femininos começam a baixar, a menstruação cessa e surgem diversos sintomas bastante incômodos.
Na maioria dos casos de menopausa, tem-se de fazer reposição hormonal por meio do consumo diário de medicamentos ou através de implantes hormonais. Embora esse método seja prático, seguro e realizado por médicos no Brasil há mais de 30 anos, a maioria das pessoas ainda não tem conhecimento sobre os benefícios e as vantagens que este procedimento pode oferecer.
Se você ainda não conhece os implantes hormonais, acompanhe o conteúdo a seguir para conferir 10 benefícios de utilizar esta via de tratamento da menopausa!
Entenda o que são os implantes hormonais
O implante hormonal é um tubinho de silicone de grau médico, confeccionado no mesmo material que é utilizado para as próteses de silicone mamárias, em sua maioria possuem até 4cm de comprimento e 3mm de diâmetro. Ele é inserido debaixo da pele, geralmente na região adiposa superior ao glúteo, na marca do biquíni, através de um apequena incisão. E faz uma liberação constante e prolongada de um determinado hormônio.
Logo após feita a colocação do implante, a paciente já começa a sentir os primeiros efeitos da liberação do ativo. A qual, por ser liberada diretamente na corrente sanguínea, consegue obter níveis satisfatórios com uma dosagem que chega a ser três vezes menos do que um tratamento por via oral.
Trata-se de um método muito eficaz, pois não há necessidade de tomar medicamentos diariamente e não se corre risco de esquecer ou errar a dose. Sem contar que esta via de tratamento propicia uma melhora na sintética do medicamento no organismo, uma vez que, ao liberar o fármaco diretamente na corrente sanguínea e não necessitar da absorção pela mucosa intestinal nem da passagem hepática, sua efetividade é muito maior, pois não sofre perdas de dosagem.
Descubra quando seu uso é indicado
Ao entrar na menopausa, algumas mulheres relatam o surgimento de uma série de sintomas bastante desagradáveis.
Ondas de calor, alterações de humor, redução de libido, ressecamento da pele e das mucosas, queda de glicose, aumento de colesterol e dores nas articulações são apenas alguns deles.
Nesses casos, após a realização de exames e a análise do médico responsável, é possível realizar a reposição hormonal através dos implantes inabsorvíveis com uma duração média de até 12 meses.
A mais destacada vantagem deste implante é também a possibilidade de ser retirado, caso a paciente não se adéque a este modelo de reposição hormonal.
Conheça 10 benefícios que os implantes hormonais trazem
Podemos identificar diversos benefícios ao se escolher realizar o tratamento para os sintomas da menopausa com os implantes hormonais. Quer conhecer alguns deles para saber o que apresentar às suas pacientes? Veja a seguir:
1. Melhora nos níveis de libido: embora a recuperação da libido seja multifatorial – o que significa dizer que depende de diversas variantes – a paciente tem um aumento significativo em seu desejo sexual;
2. Praticidade: não é necessário se medicar diariamente;
3. Segurança: a mulher não corre risco de cometer equívocos na dosagem ou deixar de tomar os medicamentos, bem como a dosagem que passa-se a utilizar no tratamento é infinitamente menor do que a utilizada na via oral;
4. Eficiência: são implantados por profissionais habilitados em doses precisamente calculadas, que devem ser calculadas individualmente para cada paciente;
5. Qualidade de vida: proporciona alívio nas ondas de calor, fadiga e devolve à mulher sua disposição;
6. Diminuição dos níveis de cortisol: garante um sono de mais qualidade e menos estresse;
7. Bem-estar: alívio na instabilidade emocional;
8. Mais disposição: a paciente se livra dos sintomas de depressão e cansaço imotivado;
9. Imperceptíveis: a mulher não sente que está usando;
10. Indolor: usa-se anestesia local para realizar a colocação e a retirada do implante.
Se quem se trata com você ainda não havia considerado o uso de implantes hormonais para tratar a menopausa, está na hora de começar a pensar no assunto!
Assim, se a paciente prefere evitar pílulas — ou vive esquecendo dos remédios —, essa alternativa se torna ideal.
Vale a pena incentivar as pacientes para fazer os procedimentos e exames requeridos, para que em seguida possam usufruir dos implantes hormonais: uma opção mais prática, segura e duradoura.
Gostou das dicas? Então, aproveite a visita para seguir a gente no Facebook, no Instagram e no Linkedin e tenha acesso a publicações exclusivas diariamente.