Quando começou a Luta Contra a AIDS?
Em 1977, quando a médica Margrethe Rask faleceu aos 47 anos, surgiram várias dúvidas em relação a autópsia, pois os sintomas que ela apresentava não condiziam com a idade dela, e seus pulmões estavam muito debilitados. Contudo, somente em 1981 ocorre o registro do primeiro caso relacionado a doença, quando passou-se a ser cientificamente detectada a Síndrome da Imunodeficiência.
Mais Tarde, em 1982, buscando compreender a origem desta patologia, pesquisadores do CDC (Center For Disease Control and Prevention) mapearam os infectados para encontrar o início da doença, buscando identificar o paciente zero, o primeiro indivíduo infectado, e assim chegou-se ao nome do comissário de bordo franco-canadense, Gaten Dugas, hoje tido como o primeiro caso cientificamente identificado da doença.
Já o primeiro caso que se tem registro no Brasil foi em 1983, neste ano mais de 33 países já tinham relatos da infecção. No ano seguinte, descobriu-se o Retrovírus, considerado agente etiológico da AIDS e em 1985 realizaram-se os primeiros testes sorológicos, e com muita luta, aprovou-se o primeiro remédio, o AZT, pela FDA (Food and Drug Administration) nos EUA. Embora, somente em 1994 tenha-se alcançado a evolução dos estudos, o que possibilitou a formulação de medicamentos que se chama hoje de “coquetel”. E, devido a rápida disseminação da doença pelo mundo, bem como sua letalidade quando não tratada, diversos órgão e entidades internacionais foram criados com o objetivo de combatê-la.
O que é HIV e AIDS?
HIV é uma sigla para vírus da imunodeficiência humana. É o vírus que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue se livrar do HIV. Isso significa que uma vez que você contrai o HIV, o indivíduo conviverá com o vírus para sempre.
E tem cura?
Cientificamente, ainda não foi encontrada a cura efetiva da doença, porém, a evolução dos estudos em tratamento deram grandes resultados, como a queda dos números de mortes em 33% no ano de 2018. A UNAIDS, este ano, propaga a campanha “Deu Positivo, e agora?”, trazendo informações, curiosidades, métodos de prevenção e todos os cuidados relacionados para quem ainda é leigo no assunto.
Como prevenir a AIDS?
Segundo pesquisas da UNAIDS, os sintomas iniciais se parecem com os da gripe nas primeiras quatro semanas após a exposição do vírus HIV, esses sintomas são: Febre; Aumento dos gânglios linfáticos; Garganta inflamada e Erupção cutânea ou assadura. Se você tem ou teve estes sintomas, ou até mesmo suspeita, procure um médico ou unidade de saúde equipada para fazer o teste.
O método mais comum de prevenção à doença, é o preservativo masculino, mas também existe o preservativo feminino. Desde 1991, no Brasil, é distribuído gratuitamente preservativos para a população, com o intuito de conscientizar a prevenção e cuidar de vidas.
Portanto, não há desculpas para cuidar da sua saúde e a do próximo, use camisinha. E lembre-se que este vírus ataca principalmente a sua imunidade, garanta boas escolhas na sua rotina, como exercícios físicos e alimentação saudável. Nós do grupo Medless, desenvolvemos vários fármacos combinados e manipulados, para cuidar da sua saúde de dentro para fora.
Cuide-se, prevenção é um ato de amor!