Qualidade de Vida: segredos!

Compartilhe:

Qualidade de vida

Qualidade de vida, antes de começar a desvendar a complexidade de explicar o que é qualidade de vida, vamos para alguns fatores bem importantes para compreender o que significa.

Bem Estar!

Você se sentir bem em vários aspectos da sua vida, como por exemplo, bem estar físico, mental, psicológico e emocional.
Agora eu imagino que você deve estar se perguntando mas o mental, o psicológico e emocional não são quase que o mesmo?
A resposta é não, não são. Estes fatores envolvem relacionamentos, família, amigos, trabalho, lazer, sentimentos, reações adversas, internas e externas.
Portanto, vamos entender melhor, após esta leitura, tenho certeza que você irá se questionar se esta tendo qualidade de vida ou não, vamos lá.

O que significa Qualidade de vida?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a qualidade de vida do ser humano, é a percepção individual de vida:
“a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores em que vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Ela está diretamente ligada ao bem estar e a autoestima, e isso não significa que você deva se encaixar em padrões, mas que você deve se sentir à vontade da forma com que vive e o mais importante, com saúde, em todos os âmbitos: físico e mental.

Como ter Qualidade de Vida?

Equilíbrio! Equilíbrio é a resposta para tudo, saber dosar seus níveis de felicidade e tristeza, sucesso e fracasso, entre outras dimensões, particularmente complexas de inserir aqui. Contudo, encontrar o equilíbrio as vezes, pode não ser uma tarefa fácil.
Vamos voltar ao fatores que mencionei no início deste post.
Bem estar físico, mental, psicológico e emocional, consegue perceber que têm diferença?
Todavia, existem alguns mandamentos que podem lhe ajudar a manter-se em equilíbrio e harmonia e, claro, com saúde. Pois, quando a mente está doente o corpo sente, o que já é cientificamente comprovado.

5 mandamentos para manter a Qualidade de Vida:

Cuide do seu Corpo

Pratique exercícios físicos, libere endorfina, fazer uma caminhada ou correr por pelo menos 1x na semana ajudam muito, mas certifique-se de começar de maneira comedida e somente vá aumentando a intensidade de acordo com a proposta de treino que um profissional devidamente habilitado lhe passar.
Isso também auxilia nos níveis dos hormônios da felicidade: serotonina, ocitocina, dopamina e endorfina – mas isso é assunto para outro post -, o que você precisa compreender é que, cuidar de si mesmo libera e estimula uma sensação melhor do seu ser.
Melhorando seu humor, sua memória, sua disposição e sua auto estima.
Porém, devemos ressaltar que não se trata de uma questão estética, e sim de saúde.

Cuide da sua Mente

É importante sempre procurar estimular a maior e mais poderosa máquina humana que existe, o seu cérebro.
Meditações, leituras, estudar conteúdos novos, ajudam a manter ele trabalhando a seu favor, fazendo com que não sobre tempo para negatividade e procrastinação. Faça mesmo que não esteja com vontade, mas faça, isso é disciplina.

Seja Produtivo

Tanto no trabalho como na vida pessoal, tente ser proativo ao máximo. Não digo para se ocupar por 24 horas e não ter descanso, não.
O descanso faz parte da sua produtividade, porque quanto maior for a concentração dos seus esforços nos lugares certos, menos estresse e frustração você terá quanto a expectativas criadas, e, com certeza você fará o seu melhor. Assim, o tempo que sobra fica único e exclusivamente dedicado ao seu próprio lazer. Então, mexa-se.

Alimente-se bem

Aqui não vamos falar de dietas malucas ou fórmulas mágicas de beleza.
Manter uma alimentação saudável, como por exemplo, uma reeducação alimentar, buscar alimentos frescos e naturais, evitar industrializados e sempre ler os rótulos dos produtos que consome para certificar-se de que o menos é mais, então, quanto menos ingredientes industrializados, mais saudável é e melhor será para sua saúde.
Lembrando que nada de excessos e exageros, viu, o equilíbrio faz parte do ser saudável e manter a qualidade de vida.
Ah! e não se culpe caso ocorra um deslize ou outro, pule para a próxima refeição como se nada tivesse acontecido, afinal, estamos falando de equilíbrio de bem estar e auto estima.

Mude antigos hábitos

A mudança de hábitos, quando feita diariamente, se torna rotina, e nada melhor que ter uma rotina de bem estar, de tranquilidade e equilíbrio. Busque sempre começar aos poucos, e vá se superando a cada dia.
É importante que sua mente, seu corpo, seu psicológico e emocional estejam em harmonia, assim facilita esta jornada.
E, isso reflete na vida pessoal e profissional. Determinando sua percepção de sucesso e ressignificando comportamentos, trazendo melhores resultados, pois, bem sabemos que não existem resultados diferentes quando fazemos somente as mesmas coisa, por isso, se desafie.

Para concluir este post, perceba que saúde mental (que também é assunto para outro post) e bem estar tem tudo a ver com qualidade de vida, portanto, cuide-se.

Agora que você aprendeu um pouquinho da complexidade é se ter uma vida de qualidade, quero ressaltar que, o acompanhamento de um profissional habilitado é de suma importância para se alcançar o sucesso de forma segura e efetiva.
Sempre busque uma orientação médica.

E, caso este profissional lhe prescreva qualquer ativo para lhe auxiliar nesse processo, nos contate, pois aqui temos especialistas em manipular fórmulas personalizadas, com o compromisso de cuidar da sua saúde, de dentro para fora!

Medless, qualidade de vida, de dentro para fora.

Aproveite para compartilhar essa informação com outras pessoas, e nos acompanhe pelas redes sociais clicando abaixo.

Artigos Relacionados

Continue sua leitura