O que a Hipertensão, o açúcar e o sal tem em comum?

Compartilhe:

hipertensão

O que é Hipertensão?

Hipertensão Arterial, também conhecida como pressão alta, é a condição de força do sangue é muito grande contra a parede das artérias.
E considera-se hipertenso, quando a pressão fica alta (igual ou maior que 14 por 9) por muito tempo.

Mas, o que o açúcar tem a ver com a Hipertensão?
Relatada ao final do século 19, a doença foi ganhando avanço nos estudos para entender, combater, controlar e até curar, mas infelizmente não há cura.
Nos primeiros estudos acreditava-se que o sódio era o grande vilão, pois o excesso de sódio causa a retenção de líquido.

Inclusive fitness: sport is for everyone buy anabolic steroids pumpkin brownies with dark chocolate chips: fitness recipe | sgp

Mas os avanços não param por aí e foi descoberto por dois médicos americanos (James DiNicolantonio e Sean Lucan Açúcar é uma bomba para os hipertensos) que o açúcar é o maior vilão da história da hipertensão.

O açúcar tem um efeito bomba, muito maior que o sal.
Chegou-se a conclusão que pelo consumo exagerado de açúcares refinados (industrializados), os famosos carboidratos que transformam-se em glicose, aumentam a concentração de ácido úrico no organismo.
E por este motivo, altera o revestimento das artérias causando a pressão alta, e o aumento na concentração de ácido úrico contribui para retenção de sódio, que também é um estímulo para o aumento da pressão.

É uma confusão molecular, mas ainda falando de açúcar, a resistência à insulina funciona basicamente assim: Sempre que uma pessoa abusa do consumo de açúcares e carboidratos, ela está sujeita a desenvolver o mau funcionamento do hormônio que libera a entrada da glicose no sangue.

Sendo assim, com o tempo, tentando combater esta resistência o organismo libera mais glicose para suprir esta necessidade, mas é desgastante.
O que favorece o envelhecimento das artérias e o aumento da pressão arterial.

E quando o sal se tornou motivo de alerta para os hipertensos?
Agora vamos entender como o sal, tão importante quanto, na deficiência de resposta do organismo em relação à hipertensão, tem conexão direta no assunto.

Você já deve ter visto ou passado por uma situação em que uma pessoa que tem pressão baixa, o que é bastante comum, passar mal e até desmaiar.
E outra pessoa próxima, colocar sal embaixo da língua para ajudar a levantar a pressão, certo?

Pois então, é errado! Muitas pessoas acreditam que o sal irá ajudar a levantar a pressão da pessoa em questão, por terem aquela visão de que o excesso de sal é o causador da hipertensão.

Não existe, de fato, um efeito milagroso e imediato que faça isso a curto prazo, e também é arriscado, portanto, evite dar sal a quem desmaiou por causa de pressão baixa.
O mais indicado é erguer as pernas da pessoa para cima e elevar a cabeça, para que chegue rapidamente a circulação de sangue ao cérebro e coração, para que assim a pessoa retorne ao seu estado normal.

O cloreto de sódio presente no sal, retém maior quantidade de líquido gerando maior fluidez na corrente sanguínea, o que aumenta a pressão.
E quando associados a má alimentação e e uma vida sedentária, contribui para o desenvolvimento da hipertensão.

Quais os sintomas e tratamentos para Hipertensão?
Geralmente os sintomas aparecem quando a pressão sobe muito, como dores no peito, na cabeça, zumbidos no ouvido, visão embaçada, sangramento nasal e uma sensação de fraqueza.

Pessoas a partir dos 20 anos, devem medir a pressão arterial pelo menos, uma vez ao ano, e caso houver histórico familiar da doença, duas vezes.
O diagnóstico é feito quando se é acompanhado a pressão, por isso a importância da visita médica com uma certa frequência.

O tratamento recomendado geralmente inclui uma mudança radical na rotina, como melhorar a sua hidratação, alimentação e exercícios físicos.
Isso não é novidade, mas é importante lembrar, mesmo que repetidamente.

É comum que, quem tem diabetes controle ainda mais o consumo de sal e açúcar e mantenha seu peso estável, acompanhados de atividades físicas leves e moderadas.
Portanto, siga as instruções médicas prescritas, evite os excessos, cuide não só da sua saúde física, mas da saúde mental também.

Medless, compromisso com a sua saúde!

Artigos Relacionados

Continue sua leitura