No dia 8 de julho celebra-se o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, que foi sancionada em 2001 e 2008 e celebra o dia da ciência e do pesquisador.
Ambas homenageiam o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
E para entender o motivo de tal data, vamos falar um pouco da história e evolução da ciência.
Linha do tempo da evolução da ciência
Vamos começar com uma curiosidade do antigo Egito.
Hipócrates não é o verdadeiro pai da medicina, como aprendemos.
Há relatos na história que comprovam que Hipócrates plagiou vários ensinamentos, quando aprendeu medicina no egito.
Imhotep, considerado um semideus médico, devido ao seu vasto conhecimento em cirurgias e anatomia humana, ele sim é o verdadeiro pai da medicina, que teve sua vida interrompida 2500 anos antes do nascimento de Hipócrates.
Outra curiosidade é que para ser ciência, é preciso de métodos, são eles:
Observação do método, o pesquisador revisa os fatos bibliográficos existentes, de acordo com a pergunta que se quer responder.
Formulação de hipóteses, neste caso o pesquisador tenta explicar o objeto de estudo baseado nas hipóteses.
Realizando experimento, esta etapa é auto explicativa, é nela que se confere o comportamento das hipóteses observadas.
Aceitação ou rejeição, que são os resultados do experimento.
Explicado como se faz pesquisa e ciência, vamos então aos fatos históricos que mudaram o mundo.
Galileu Galilei (1564 – 1642), largou a medicina para estudar matemática, construiu uma luneta telescópica, descobriu os anéis de saturno, inventou o termômetro e ainda contestou Aristóteles, ao provar que a terra não era o centro do universo, e sim o sol.
Isaac Newton (1643 – 1727), que durante o período da peste bubônica, fez descobertas importantes para a ciência, como a lei da gravidade, as leis básicas da mecânica, e além de inventar cálculos também descobriu a luz branca, aperfeiçoou espelhos e lentes e fabricou o primeiro telescópio.
Charles Darwin (1809 – 1882), filho de médico, que deixou a medicina para entrar na carreira eclesiástica e escreveu “A Origens das espécies”, descobrindo por meio de suas anotações em suas viagens, mecanismos genéticos que fundou a biologia moderna.
Louis Pasteur (1822 – 1895), que apesar de ser formado em letras, devido a sua paixão por ciência química, provou que germes dão origem a várias doenças infecciosas, além de vacinas e a pasteurização do leite.
Nikola Tesla (1856 – 1943), o gênio injustiçado da ciência, que foi crucial para a tecnologia de hoje, desenvolvendo a eletrotécnica e radioeletricidade, sistemas de ignição que ligam carros, celulares entre mais de 700 invenções patenteadas.
Marie Curie (1879 – 1934), a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel e lecionar em Sabornne, com pesquisas importantes do raio x para a medicina, além da descoberta do polônio e o rádio, elementos químicos.
Albert Einstein (1879 – 1955), filho de engenheiros que aprendeu a falar aos 4 anos de idade, desenvolveu e publicou a teoria da relatividade, criou o efeito fotoelétrico
Estes são alguns dos mais importantes fatos na história da ciência, são graças a esses cientistas e outros mais, que hoje temos a tecnologia cada vez mais avançada.
Já na história, especificamente da medicina, vamos mencionar alguns fatos:
Medicina, uma ciência pelo mundo
Ao que se trata da literatura, um breve resumo da história da Medicina, começando na Babilônia.
Na Babilônia, os sacerdotes exerciam um papel de curandeiro, descobrindo assim vários princípios da medicina e também doenças.
Um pouco adiante, no Egito, cerca de 2.850 anos a.C. quando o Imhotep descobriu várias curas para diversas doenças, devido a influencia mística da África.
Os Hindus, por outro lado, são responsáveis por diversas descobertas dos efeitos relacionados a idade, doenças e morte.
Durante a idade média, depois de Hipócrates, conhecido como pai da medicina moderna, o grego Galeno que contribuiu no desenvolvimento, e a igreja católica intervir a respeito da evolução da medicina, foram desenvolvidos os primeiros medicamentos para tratamentos de algumas doenças.
A partir do renascimento cultural, começaram a fazer testes em laboratórios, de anatomia e fisiologia, para o avanço mais fundo da medicina.
E não parou por aí, após a invenção do microscópio no século XIX, obtiveram mais informações sobre bactérias causadoras de doenças.
E por conseguinte, já no século XX até o hoje, estamos vivendo o avanço tecnológico da ciência, incluindo a medicina.
Hoje em dia temos telemedicina, que surgiu em meio a uma época pandêmica, forçada a se reinventar e inovar nos tratamentos, atendimentos e em toda forma de comunicação.
Portanto, todo este artigo é um curto resumo em homenagem a ciência e aos pesquisadores que tornaram o hoje, possível.
Medless, ciência de dentro para fora!
fonte: cenpah ; evolução da medicina