Quais as propriedades da Beterraba e por qual motivo faz bem para a saúde?
A Beterraba é um vegetal, rico em açúcar, ferro, óxido nítrico, licopeno, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês.
Veja mais sobre “Beterraba” em:
Mas não se trata somente disso, ela também é potente para pré e pós treinos de alto impacto, como por exemplo a recuperação metabólica 48h após uma maratona.
Sim, a beterraba tem uma pigmentação natural chamada betalaína.
As betalaínas são originadas de aminoácidos aromáticos (L-fenilanina e a L-tirosina) e são pigmentos (alcalóides coloridos) vacuolares naturais biossintetizados a partir do ácido betalâmico (aldeído α,β-insaturado instável), que são responsáveis por substituir as antocianinas em 17 famílias da ordem Caryophyllales do reino Planta.
Veja mais sobre “Betalaína” em : Wikipédia
Além de tudo isso, a beterraba traz benefícios para os órgãos como o coração, pulmão e o cérebro.
Coração – Ajuda a reduzir riscos de parada cardíaca, tornando-o mais forte.
Cérebro – Ajuda a melhorar a memória e a cognição, deixando o cérebro mais jovem.
Pulmões – Aumenta a vasodilatação, ou seja leva mais oxigenação para este e demais órgãos, melhorando a alta performance.
Beterraba no pré-treino
Consumir de 200g a 500g diariamente de beterraba, pode aumentar a performance dos seus treinos, seja eles de alto impacto ou não.
Como o vegetal, tem um potente pigmento com poder antioxidante (licopeno) que além de aumentar a libido e a vasodilatação, também promove uma enzima que melhora a produção de testosterona.
E ainda, não acabou, ela ainda combate os radicais livres, melhorando a micro bioma (bactérias benéficas) principalmente do intestino e da região da boca.
Dicas de consumo
O suco de beterraba, desde a antiguidade, atividade romana, é tratado como afrodisíaco, por ajudar a manter a ereção masculina.
Uma dose diária pode ter efeito significativo na pressão arterial, por exemplo, consumir 2 beterrabas diariamente, por mais de uma semana, reduz a pressão arterial, para quem tem pressão alta.
Se consumida a longo prazo, ou seja com uma frequência maior por mais tempo, pode evitar riscos de acidentes vasculares cerebrais.
Consumir 2 vezes ao dia, 2 ou 3 horas antes dos treinos, reduz a inflamação, além de contribuir para a longevidade e prevenção do câncer de mama e próstata.
Pós treino
Um estudo realizado na Inglaterra, mostrou efeitos significativos, 48 horas após uma maratona.
A amostra de sangue foi coletada de 31 atletas, 19 homens e 12 mulheres.
Durante dois dias seguidos, os atletas receberam suco de beterraba após a corrida.
Com base nestes estudos, foi revelado que o suco de beterraba acelera o processo de recuperação metabólica, além de ser anti-inflamatório.
Este estudo está disponível na “PubMed”
Gostou deste artigo? Então compartilhe esta informação com seus amigos e amigas que precisam saber disso.
Medless, saúde de dentro para fora.