Conselhos para queda capilar

Compartilhe:

queda capilar

Como e porque acontecem as quedas capilares?

A queda de cabelo é um problema complexo que causa grande preocupação e sofrimento emocional.
A educação apropriada sobre o uso correto de produtos capilares e cuidados com o cabelo é essencial para ajudar os pacientes a iniciarem o tratamento de alopecia.
Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão geral dos cosméticos capilares.

Estrutura do cabelo

As fibras capilares contêm uma camada espessa protegida e quimicamente resistente chamada cutícula.
A cutícula humana tem cerca de 6 a 8 camadas de espessura e consiste em proteína de queratina, lipídios estruturais e proteínas associadas à queratina com alto teor de enxofre (KAP).

A causa mais frequente de danos ao couro cabeludo é a perda de 18-MEA (ácido 18-metil eicosanóico) causada por tratamentos químicos , como tinturas e alisamentos.

Cosméticos para queda capilar

1 – Os shampoos geralmente são compostos de 10 a 30 ingredientes, incluindo agentes de limpeza, também conhecidos como surfactantes, condicionantes, reguladores de pH, presentes e outros aditivos.

2 – As tintas capilares semipermanentes são semelhantes às tintas semipermanentes, pois não contêm amônia ou etalonamina, mas possuem uma baixa concentração de peróxido de hidrogênio (2%).
Esses produtos geralmente permanecem presentes por 10 a 12 shampoos.

3 – Os corantes permanentes não podem ser lavados com shampoo ou minoxidil tópico, mas desaparecem lentamente com a oxidação do tempo.

4 – A alopecia por tração é uma possível complicação do uso prolongado de hábitos inflamatórios de higiene capilar, como tranças, extensões, dreadlocks, coques de bailarina e práticas religiosas, como as do sikhismo.
Recomenda-se que os cabelos recém-transplantados sejam manuseados com extremo cuidado, evitando tração e fricção excessiva durante a lavagem e penteação.

5 – A rigidez capilar causada pelo uso de loções tópicas, como o minoxidil, pode ser atenuada se aplicadas diretamente no couro cabeludo e em combinação com um produto leave-on contendo silicones solúveis e óleos vegetais.
O minoxidil oral mostrou-se uma alternativa de tratamento eficaz e bem tolerada para pacientes saudáveis ​​com dificuldade com formulações tópicas.

Quer saber um pouco mais sobre o uso tópico ou em cápsulas de minoxidil, e até outros ativos manipulados para tratamento de queda capilar?
Entre em contato pelo whatsapp e ganhe uma consulta gratuita com nossas farmacêuticas.

Artigos Relacionados

Continue sua leitura