Empreendedorismo Feminino

Compartilhe:

Empreendedorismo feminino

Olá, aqui é a Nádia Dietrich, talvez você ainda não me conheça.

Eu sou CEO do Grupo Medless e te convido a ler o nosso primeiro Blog da CEO, um espaço destinado à inovação tecnológica e a atuação da mulher no mundo empresarial.

Para iniciarmos a nossa conversa eu gostaria de saber: você sabia que no dia 19 de novembro é comemorado o dia do Empreendedorismo Feminino, e que esta data tem como objetivo evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial?

Segundo o Sebrae o número de empresárias atuando no mercado brasileiro já corresponde a 9.3 milhões, o que equivale a 34% do mercado geral.

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino foi criado originalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), e esta iniciativa é um esforço para ampliar ainda mais as oportunidades para as mulheres em meios corporativos, atingindo não só as empreendedoras como também profissionais de diversas áreas e cargos de comando em grandes empresas.

Esta data comemorativa tem muito significado e deve ser comemorada como uma conquista para as mulheres.

Uma conquista social e financeira, porque, apesar da grande evolução no mercado de trabalho ainda sofremos muita desigualdade e preconceito no mundo corporativo.

O fato de a mulher se destacar no mercado de trabalho como empreendedora vai além do âmbito empresarial, pois ainda existem tristes situações em que muitas mulheres que sofrem abusos e violência doméstica encontram-se em tal situação pelo fato de não possuírem independência e educação financeira para conseguirem meios para melhorarem de vida e saírem de situações de risco.

E, mesmo quando falamos de mulheres que já conseguiram sua independência financeira e ousaram empreender, como é o meu exemplo, sabemos das dificuldades e resistências encontradas pelo caminho.

Ainda é muito comum que soframos com os estigmas colocados sobre a imagem da mulher e sobre o seu papel social – mesmo que esta não seja uma discussão recente.
Os questionamentos sobre a nossa competência e capacidade de administrar nossas vidas pessoais e profissionais de forma simultânea, as desigualdades salariais, dentre outras questões que acabam sendo recorrentes em nosso dia a dia.

Eu particularmente comemoro este dia com muita alegria, porque desde minha formação em engenharia mecânica, que se deu em uma área majoritariamente masculina, em uma época em que poucas mulheres se arriscavam nessa seara, hoje já vejo o grande número de mulheres atuantes e com destaque nesta área.

Lembro também que quando trabalhava na área de óleo e gás, e participava de reuniões de grandes projetos, me sentia solitária por ser a única mulher em muitas destas reuniões e até nas equipes de trabalho de grandes empresas.

Não era comum ver mulheres atuando neste segmento, e geralmente quando me encontrava com alguma não era em posição de liderança, que era exercida por cargos ainda predominantemente masculinos.

Por isso, mais do que uma data comemorativa, precisamos divulgar as conquistas destas mulheres que ousaram empreender, construir e desenvolver suas carreiras, lutar por melhores condições em seus ambientes de trabalho e contribuir para economia e crescimento de suas nações – mostrando em mais um espaço aquilo que nós mulheres fazemos de melhor, liderar pelo amor!

Gostaria de hoje parabenizar todas estas mulheres pela coragem e resiliência em seguir neste caminho. Sejam empreendedoras, profissionais liberais, pequenas empresárias, funcionárias ou grandes executivas! Não desistam, vocês são inspiração para futuras gerações, para construção de um país melhor e para geração de mais empregos!

Sigamos firmes, ainda há muito a se construir e conquistar!

Feliz dia a todas às mulheres!

Artigos Relacionados

Continue sua leitura