Endometriose: Mais terapia, menos cirurgia

Compartilhe:

endometriose

As atualização das diretrizes de Endometriose, publicadas pela European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE) em Fevereiro de 2022, indicam tratamentos feitos com implantes subdérmicos como sendo um dos mais eficazes e seguros para mulheres diagnosticadas com Endometriose, ou em fase de Menopausa natural.

Mais precisamente eles apresentaram mais de 100 recomendações sobre os cuidados com mulheres diagnosticadas com endometriose.

O que é Endometriose?

A Endometriose é uma condição crônica, lesões no endométrio, que causam forte impacto na vida de mulheres, não somente se tratando do estado clínico, mas na qualidade de vida dela.

Leia mais sobre a endometriose aqui.

Como foi o desenvolvimento deste estudo?

Considerando que os estudos publicados em 2013/2014, o grupo de especialistas que documentaram todo o processo desde dezembro de 2020.
Após pesquisas e reuniões para discutir os resultados, foram determinados alguns parâmetros: Alta, Moderada, Baixa e Muito Baixa.
Além de pontos de boas práticas com base na experiência clínica para recomendações e conselhos na prática de cuidados contra a doença crônica.

Recomendações e Resultados

Antes de entrar em resultados, pesquisas apontaram que pessoas transgêneras, que não menstruam, que não possuem útero, ou que não se identificam com termos usados na literatura, sofrendo de Endometriose.
Ou seja, está doença crônica, não é apenas provocava em mulheres.

O grupo recomenda que os médicos considerem o diagnóstico de endometriose em indivíduos que apresentem os seguintes sinais e sintomas cíclicos e não cíclicos:

  • Dismenorreia,
  • Dispareunia profunda,
  • Disúria,
  • Disquezia,
  • Sangramento retal doloroso ou hematúria,
  • Dor na ponta do ombro,
  • Pneumotórax catamenial,
  • Tosse cíclica /hemoptise/dor no peito, inchaço cicatricial
  • Dor, fadiga e infertilidade

Também foi mencionado que o monitoramento a longo prazo resulta em benefício na prevenção de resultados adversos como recorrência, complicações e malignidade (câncer).

As tecnologias atuais, usadas no diagnóstico da Endometriose, são fortemente capazes de rastrear melhor as possíveis opções de tratamento e que dentre eles o tratamento terapêutico vale mais a pena, deixando a cirurgia de laparoscopia para casos extremos, ou para mulheres com desejos reprodutivos.

As terapias hormonais são eficazes para os sintomas dolorosos associados à endometriose?
Segundo os resultados publicados, a indicação para tratamentos terapêuticos usando hormônios é considerada forte.
E menciona os implantes hormonais como terapia hormonal, não somente para redução da dor e sintomas da Endometriose, mas também para reduzir a perda óssea sintomas hipoestrogênicos.

Por sua vez, o grupo de representantes de pacientes que participou das pesquisas realizadas, indica que o médico discuta com seu paciente as estratégias, os prós e contras de cada uma delas, sempre que abordar o assunto, a fim de levar mais qualidade de vida a paciente.

Também ressaltam que o tratamento hormonal não é recomendado em casos de infertilidade ou durante as tentativas de engravidar.

Segundo o grupo:

Os médicos devem estar cientes de que as mulheres com endometriose que foram submetidas a uma salpingo-ooforectomia (retirada das trompas e dos ovários) bilateral precoce como parte de seu tratamento têm um risco aumentado de diminuição da densidade óssea, demência e doença cardiovascular.
Também é importante notar que as mulheres com endometriose têm um risco aumentado de doença cardiovascular, independentemente de terem tido uma menopausa cirúrgica precoce (conclusão, não recomendação).

Os médicos devem informar as mulheres com endometriose, solicitando informações sobre o risco de desenvolver câncer, que a endometriose não está associada a um risco significativamente maior de câncer em geral.
Embora a endometriose esteja associada a um maior risco de câncer de ovário, mama e tireoide em particular, o aumento do risco absoluto em comparação com mulheres na população geral é baixo.

Kvaskoff et al. , 2021 – NCBI – WWW Error Blocked Diagnostic

Por fim, as recomendações para prevenção são as mesmas utilizadas para a prevenção aos riscos de câncer:

  • Evitar fumar;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar exercícios regularmente;
  • Ter uma dieta equilibrada com alta ingestão de frutas e vegetais e baixa ingestão de álcool e
  • Uso de proteção solar.

Este é apenas um resumo, de conclusões e recomendações mencionadas pelos estudos da ESHRE.

Ficou alguma dúvida?
Entre em contato conosco pelas nossas redes sociais, nossa equipe está à sua disposição.

Medless, saúde de dentro para fora!

members of the Endometriosis Guideline Core Group, Becker CM, Bokor A, Heikinheimo O, Horne A, Jansen F, Kiesel L, King K, Kvaskoff M, Nap A, Petersen K, Saridogan E, Tomassetti C, van Hanegem N, Vulliemoz N, Vermeulen N; ESHRE Endometriosis Guideline Group. ESHRE guideline: endometriosis. Hum Reprod Open. 2022 Feb 26;2022(2):hoac009. doi: 10.1093/hropen/hoac009. PMID: 35350465; PMCID: PMC8951218.

Artigos Relacionados

Continue sua leitura