Qual o valor da investigação em casos de Endometriose?
Um estudo publicado em julho de 2022, debate sobre o tema de investigação para diagnóstico da doença inflamatória do endométrio.
A ultrassonografia e a ressonância magnética são meios não invasivos e importantes de se avaliar com precisão a doença, principalmente em casos pré-operatórios.
Endometriose
Embora a doença seja benigna, ela é um problema médico, social e também econômico devido aos sintomas de caráter crônico.
Ela também é associada a complicações na gravidez como pré-eclâmpsia, partos prematuros e condições placentárias. Além de estar ligada em alguns casos com a infertilidade.
Métodos de Diagnóstico
Até recentemente tratava-se em grande escala com laparoscopia, apesar de muito se falar de que não há riscos neste procedimento, há muitos relatos de mulheres que gostariam de ser mãe e não conseguiram devido a cirurgia.
Existem vários meios de investigação da doença, incluindo o histórico de lesões no endométrio da paciente, o histórico clínico e laboratorial e também seu estilo de vida.
Neste estudo, com base de mais de 70 artigos envolvendo os métodos de diagnóstico da endometriose, temos:
Ultrassonografia vaginal
Este método é o mais acessível para as pacientes, quando se trata de uma investigação mais profunda dos sintomas da doença.
Ela permite identificar a diferença entre implantes endometrióticos e cistos ovarianos e excluir outras causas de síndrome de dor pélvica.
As pacientes podem sentir desconforto severo quando o transdutor é pressionado contra o nódulo endometriótico.
Ressonância Magnética
Já no caso da Ressonância Magnética (MRI), que não é tão acessível e é um método de mais poder aquisitivo.
Mesmo assim, ele pode escanear toda a região pélvica, fornecendo um relatório mais preciso da localização da doença, que por muitas vezes, pode não ser somente no endométrio, mas pulmões, e outros órgãos.
Com a MRI a triagem oportuna da endometriose pode permitir a utilização farmacológica apropriada e intervenções cirúrgicas para controlar os sintomas e melhorar os resultados de longo prazo das pacientes, ao mesmo tempo em que reduz as despesas.
Não existe melhor método de diagnósticos da Endometriose
Todos os meios são realizados com intuito de investigar profundamente as causas da doença e melhores condições de tratamento.
Entre a ultrassonografia vaginal e a ressonância magnética, a diferença é que a modalidade de imagem com a melhor confiabilidade média para identificar o grau de Endometriose profunda, tem potencial a mais em casos de câncer no endométrio.
Apesar de não ser tão fácil de diagnosticar a doença, é importante que a paciente procure um profissional habilitado para orienta-la em seus exames de prevenção.
Gostou desse resumo?
Nos ajude a compartilhar informações de qualidade para pacientes e seus médicos.
Se você quiser ler os detalhes dos comparativos entre os métodos citados acima basta clicar aqui.