Oxandrolona, muito além de estética
A oxandrolona é um esteroide anabólico derivado da testosterona com duas propriedades: androgênico e anabólico.
O anabólico promove o crescimento muscular pela síntese de proteínas musculares e o outro, a diminuição de quebra de proteínas musculares.
Sua indicação vai de :
- Hepatite alcoólica aguda moderada ou grave;
- Má nutrição calórica proteica;
- Síndrome de Turner;
- Falha no crescimento físico;
- Perda ou diminuição tecidual ou catabólica;
- Doenças de perda muscular.
A crítica a Oxandrolona
Provavelmente você já viu por aí as críticas a respeito dos hormônios.
Vale ressaltar que, hormônio é sim uma pequena porcentagem de estética, uma vez que o bem-estar de uma mulher , por exemplo, reflete na pele, na autoestima, em sua rotina, e claro em seu corpo.
Porém, o uso terapêutico em prol da qualidade de vida é o que de fato devia ser visado com bons olhos não só pela mídia, mas por todos, desde o pesquisador científico ao usuário final.
Mais uma vez, os olhos estão voltados para o lado mais fraco do fármaco.
Existem estudos realizados que falam desse assunto com base científica.
Estudos
Um estudo publicado online em 25 de outubro de 2021 relata sobre a intervenção com uso de hormônios para tratamentos terapêuticos, como a sarcopenia, leia abaixo o abstrato do estudo.
A sarcopenia, caracterizada pela perda excessiva de massa, força e função muscular esquelética, está associada ao mau estado geral do desempenho muscular dos idosos e ocorre mais frequentemente naqueles com doenças crônicas. As causas da sarcopenia são multifatoriais devido à relação inerente entre músculos e mecanismos moleculares, como função mitocondrial, vias inflamatórias e hormônios circulantes. Alterações relacionadas à idade nas concentrações de hormônios esteroides sexuais, incluindo testosterona, estrogênio, progesterona e seus precursores e derivados, são um aspecto importante da patogênese da sarcopenia. Nesta revisão, fornecemos uma compreensão do tratamento da sarcopenia por meio da regulação dos hormônios esteroides sexuais. São discutidos os benefícios potenciais e a ênfase da pesquisa futura de cada intervenção terapêutica de hormônio esteroide sexual (testosterona, SARMs, estrogênio, SERMs, DHEA e progesterona) para a sarcopenia. A compreensão aprimorada do papel dos hormônios esteróides sexuais no tratamento da sarcopenia pode levar ao desenvolvimento de abordagens terapêuticas hormonais em combinação com exercícios específicos e regimes nutricionais.
Fonte: PUBMED
A Oxandrolona, como outros hormônios mau vistos por aí, vai muito além da estética que tanto enfatizam.
Um exemplo disso é a propriedade que diminui a quebra de proteínas musculares e ganha um potencial maior de aumentar a musculatura.
Com isso, podemos imaginar o uso terapêutico, com menos medicação para casos como o de doenças que afetam a força muscular nos idosos, e também em jovens.
Trazendo a mulheres idosas, por exemplo, o tratamento terapêutico que orá proporcionar o nosso objetivo principal: A Qualidade de vida!
Mas cuidado, você não deve usar oxandrolona quando
- Tiver câncer de prostata;
- Doença renal avançada;
- Altos níveis de cálcio no sangue;
- Câncer de Mama;
- Gravidez.
Procure sempre por orientação de um profissional habilitado e acompanhamento médico para prescrever o melhor tratamento, de acordo com seu estado clínico.
Medless, qualidade de vida de dentro para fora.
Referências: A intervenção terapêutica de hormônios esteróides sexuais para sarcopenia / https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8573092/
Papel dos hormônios na sarcopenia / https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33706961/
Aumento de Oxandrolona no Treinamento de Resistência em Mulheres Idosas: Um Estudo Randomizado / https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25899102/
A administração de oxandrolona a curto prazo estimula a síntese líquida de proteína muscular em homens jovens / https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10443664/