Quem é a Sibutramina

Compartilhe:

O que é Sibutramina?

sibutramina

A sibutramina oferece três tipos de benefícios no controle do peso: aumentando a perda de peso, melhorando a manutenção do peso e reduzindo as comorbidades da obesidade.

Os efeitos clínicos da sibutramina são explicados pelo seu conhecido modo de ação como um inibidor da recaptação da serotonina (5-HT) e da noradrenalina (IRSN).

Este duplo mecanismo de ação resulta em dois efeitos fisiológicos sinérgicos – uma redução na ingestão de energia e um aumento no gasto de energia, que se combinam para promover e manter a perda de peso.

Fonte: Lean ME. How does sibutramine work? Int J Obes Relat Metab Disord. 2001 Dec;25 Suppl 4:S8-11. doi: 10.1038/sj.ijo.0801931. PMID: 11916106.

Atenção: A sibutramina é vendida somente com prescrição médica e retenção da receita pela farmácia.

Quais os efeitos da Sibutramina para pacientes com Obesidade?

A sibutramina é indicada em pacientes com IMC maior ou igual a 30 kg/m2, ou maior ou igual a 27 kg/m2 associado a algum fator de risco como hipertensão.

A obesidade é uma doença crônica multifatorial que atingiu proporções epidêmicas na maioria dos países industrializados e está ameaçando se tornar uma epidemia global.

O manejo clínico de pacientes obesos é complexo e existem sérias dúvidas quanto à segurança e eficácia da terapia medicamentosa.

A gestão da obesidade é um desafio moderno devido à rápida evolução de estilos de vida desfavoráveis ​​e, infelizmente, não existem tratamentos eficazes aplicáveis ​​à grande maioria das pessoas obesas/com excesso de peso.

A atitude médica atual é tratar as complicações da obesidade (por exemplo, dislipidemia, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares).

No entanto, o potencial de tratamento da obesidade é enorme, tendo em vista que uma perda de peso voluntária de 10 kg está associada à importante melhora dos fatores de risco:

  • pressão arterial -10 mmHg,
  • colesterol total -10%,
  • colesterol LDL -15%,
  • triglicerídeos -30 %,
  • glicose em jejum -50%,
  • Colesterol HDL +8%.

Os mecanismos farmacológicos pelos quais a sibutramina exerce seu efeito de perda de peso são provavelmente devidos a uma combinação de apetite reduzido, sensação de saciedade e possivelmente a indução da termogênese.

A eficácia da sibutramina para induzir a perda de peso inicial e a subsequente manutenção da perda de peso é bem comprovada em ensaios clínicos de curto e longo prazo de até 2 anos de duração.

A maioria dos ensaios individuais controlados por placebo e estimativas agrupadas descobriram que o medicamento produziu uma perda de peso estatisticamente significativa maior do que o placebo em todos os desfechos observados (diferença média ponderada para alteração de peso em 8 semanas: 3,4 kg; faixa de diferença média para alteração de peso em 6 meses: -4,0 a -9,1 kg; e em 1 ano: -4,1 a -4,8 kg).

O tratamento medicamentoso para a obesidade é um ramo da farmacologia em evolução, sobrecarregado por graves efeitos colaterais e consequências das primeiras drogas, retirado do mercado e desafiado pela falta de dados de longo prazo sobre o efeito dos medicamentos na morbidade e mortalidade relacionadas à obesidade , em primeiro lugar as doenças cardiovasculares.

Contudo, voltou a circular e ser comercializada como controlado pela ANVISA e ainda que prescrito para riscos na obesidade, os debates tem continuidade até hoje.

Contraindicações de uso da Sibutramina

Os efeitos adversos mais comumente relatados da sibutramina são dor de cabeça, constipação e náusea.

A sibutramina não deve ser usada por crianças ou adolescentes, idosos com mais de 65 anos, mulheres grávidas ou que estão tentando engravidar e durante a amamentação.

Gostou? nos ajude a levar informação de qualidade para o mundo.

Medless, saúde de dentro pra fora !

Artigos Relacionados

Continue sua leitura