Saúde Mental para todos

Compartilhe:

Saúde Mental

Quando iniciou campanhas ?

O movimento das campanhas do #janeirobranco, assim como acontece com as demais companhas, ex.: Novembro Azul, Outubro Rosa, Dezembro Laranja; entre outras, tem o objetivo de conscientizar a população e prevenir os riscos causadores de doenças e, é importante ressaltar que, a saúde mental comprometida também é considerada uma doença, é preciso cuidar!

O conceito deste movimento ser em janeiro, é que para as pessoas, por se tratar do primeiro mês do ano, refletem sobre as ações que se passaram e as que almejam durante o ano que se inicia, sendo a famosa página em branco que necessita ser preenchida.

Pensando nisso, desde 2014, em janeiro, tem-se como objetivo lançar campanhas que ajudem de alguma forma, com informação, orientação em prol da saúde mental e qualidade de vida.

Mas o que é Saúde Mental?

Antes de iniciar este post, vale lembrar que a maioria das pessoas quando ouvem falar de “saúde mental” pensam em “doença mental”, mas a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.
Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná:

“Ter saúde mental é:
Estar bem consigo mesmo e com os outros
Aceitar as exigências da vida
Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida
Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário”.

Secretaria de Saúde do Paraná

Assim, considera-se que a pessoa que não está saudável mentalmente, devido a algum fator interno ou externo, não consegue alcançar a plenitude nesses aspectos, ela precisa da ajuda de um profissional para compreender, aceitar e ressignificar.

Qualidade de Vida x Saúde Mental

No post anterior, falamos um pouco sobre a qualidade de vida, e nele mencionei os hormônios da felicidade: endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina.

Mencionei também sobre cuidar da mente e do corpo, como um todo. Afinal, mente sã, corpo são.

Sendo assim, interferem severamente um no outro, pois, para se ter qualidade de vida é preciso ter uma mente saudável, assim como para ter uma mente saudável, é necessário ter qualidade de vida.

Parece complexo, mas não é, vamos falar de alguns fatores relacionados a nossa saúde mental a seguir.

Como ter uma mente saudável?

Primeiro, é importante que saibamos lidar com as frustrações do dia-a-dia, sejam elas em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente que frequentamos, ou com familiares a e amigos.

Para isso acontecer, é recomendado por especialistas que você canalize essa energia em tarefas que te façam se sentir de bem consigo.

Como, por exemplo, fazer exercícios físicos com uma certa constância, meditações, leituras, se alimentar bem, tudo isso reflete diretamente na percepção que você tem dos momentos atuais, vou explicar.

O corpo, ativo, em movimento, libera hormônios causadores da sensação de felicidade, você provavelmente irá sentir-se mais disposto, portanto mais pró ativo em suas tarefas diárias, o que também tem efeito na sua concentração e memória, além de melhorar o humor e ser benéfico para a sua saúde.

Umas das queixas mais comuns são o stress e a sobrecarga.

Gerando na maioria das vezes a ansiedade, a depressão dentre outras síndromes mentais, das quais a pessoa não consegue mais se relacionar com as demais, tem sensações de impotência e muitas vezes pensa em desistir de tudo, inclusive da vida.

Portanto, cuidar de si para ter uma mente saudável, que resulta no corpo saudável e na qualidade de vida, é de suma importância.

O stress crónico tende a desencadear problemas psicossociais intensos, então procure ajuda!

Uma pessoa com problemas emocionais pode influenciar todos os membros da família.
Uma pessoa com a saúde mental afetada está mais propensa à dependência de drogas e de álcool, a contrair doenças infeciosas, desenvolver alergias, doenças auto-imunes, etc.

Existem, no entanto, muitas outras consequências nefastas quando descuidamos da saúde e o bem-estar mental, emocional e físico.

Por isso, cuide da sua mente, seu corpo, faça terapia, procure seu médico, converse, busque a melhor saída, tenha consciência de que abraçar o mundo sozinho não é possível, peça ajuda.

Faça exercícios, se alimente bem, crie novos hábitos, se relacione com pessoas do bem, que lhe tragam a sensação de bem estar também, conheça o novo e sempre que for necessário, dê uma pausa, o descanso é necessário também para o sucesso do processo, e está tudo bem.

Para mais informações sobre a campanha #omundopedesaudemental clique aqui e saiba como participar da campanha, ou até mesmo procurar ajuda para si mesmo.

Medless, qualidade de vida com foco na saúde de dentro para fora.

Artigos Relacionados

Continue sua leitura