Sobre a Medless

Conheça a históra e o propósito do grupo Medless

O começo

A Medless foi fundada em 2017 na cidade de Curitiba/PR pelo médico ginecologista e obstetra Dr. Rodrigo Berger, com o objetivo de lançar no mercado um produto para tratar doenças crônicas do público feminino.

Dr. Rodrigo Berger, hoje diretor médico do Grupo Medless, foi quem iniciou as pesquisas e desenvolvimento do produto, pois com sua experiência em consultório e cirurgias de alto risco, identificou que os produtos disponíveis naquela época tinham efeitos colaterais muito fortes e tempo de duração curto, o que prejudicava o tratamento de suas pacientes.

Apesar de a via subdérmica ser utilizada há mais de 30 anos no Brasil, ainda existem muitos tabus a serem desmistificados sobre o uso dos implantes para tratamentos de doenças.

Sabendo disto, a Medless procurou desenvolver o seu dispositivo dérmico de forma a atender todos os requisitos técnicos e legais exigidos pelos órgãos fiscalizadores e algo novo e diferenciado, ou seja, um produto que libere os ativos de forma contínua e prolongada, podendo ser utilizada de forma terapêutica, com menor risco de efeitos colaterais para as pacientes em tratamento.

O conceito e desenvolvimento do produto aconteceu ao longo de 02 anos, e somente em 2019 depois de testada é que a ideia foi lançada para um grupo pequeno de investidores para que o negócio realmente acontecesse e os dispositivos fossem produzidos.

E assim, somente ao final de 2019, depois de encontrar muitas barreiras técnicas e de gestão, a Medless teve uma grande reviravolta em seu caminho. Um novo plano de negócios foi feito e abriu portas para que investidores qualificados abraçassem a ideia e de fato o negócio alavancasse.

Investimento, uma constante.

Com a revisão do plano de negócios e um planejamento de crescimento de longo prazo, abriu-se oportunidade de captação de recursos para o negócio através de rodadas de negociação e captação de recursos através de um Fundo de Investimento.

Após a entrada destes novos investidores a empresa Medless se tornou o Grupo Medless e hoje possui dentro do grupo soluções inovadoras para qualidade de vida e saúde da mulher.

Apesar do pouco tempo de existência da empresa, o Grupo Medless já foi estruturado a partir de uma governança corporativa, seguindo as leis e padrões de empresa sociedade anônima, com conselho administrativo e fiscal.

As práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) também já são uma realidade dentro do Grupo Medless. Contando também com gestores altamente qualificados e experientes, hoje a empresa é gerida pela empresária e engenheira Nádia Dietrich, que desenvolveu sua carreira na gestão de grandes projetos na área de óleo e gás.

A experiência da equipe gestora em diferentes áreas trouxe uma nova visão para a área da saúde, hoje o Grupo Medless se dedica a trazer tecnologia e inovação para a saúde. Nosso objetivo é trazer o que existe de mais moderno e atual para o tratamento de doenças crônicas, começando pela área hormonal, e futuramente no tratamento de outras patologias também.

Seguindo esta visão estratégica dos investidores, um dos primeiros passos dado dentro da empresa foi a implantação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) para as áreas de gestão: finanças, controladoria, contabilidade e RH. O sistema facilita a gestão das áreas além de garantir transparência e confiança em todo o processo.

Uma empesa great place to work

Em agosto/2022 o Grupo Medless passou pelo processo de certificação GPTW (Great Place to Work).

O processo de certificação se deu com toda equipe operacional e administrativa, na qual a Medless superou a média nacional, chegando à pontuação máxima para sua categoria.

Temos orgulho em anunciar que somos GPTW e trabalhamos todos os dias para atender nossos médicos, pacientes e nossos colaboradores!

Nosso compromisso é entregar produtos de qualidade, inovação, tecnologia e garantir que as pessoas que estão dentro do Grupo Medless também tenham orgulho de participar da construção deste projeto que tem como propósito trazer qualidade de vida para as pessoas!

Somos Nota Máxima no Great Place to Work!

Você sabia que a Medless é uma HealthTech?

Com o andamento das atividades, pesquisas e inovação do Grupo muitos projetos de desenvolvimento de novas tecnologias foram surgindo, entre eles a qualificação da empresa Medless como uma HealthTech por empresas e fundos de investimentos de start-up e órgãos governamentais como BRDE e BNDES, por exemplo.

Como as HealthTech são empresas voltadas para a solução de problemas no setor da saúde utilizando alta tecnologia, o Grupo Medless caracteriza-se como tal.

O título e reconhecimento como uma empresa inovadora na área da saúde e responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias nos permitiu acessar programas governamentais para esta área.

Um exemplo foi o ingresso do Grupo Medless no programa do Vale do Pinhão, Tecnoparque, criado pela Prefeitura Municipal de Curitiba visando incentivar através de redução de impostos e reinvestimento em PD&I, empresas com potencial de desenvolvimento e criação de novos empregos na cidade de Curitiba-PR.

A certificação da empresa foi assinada em 30/06/2022 pelo prefeito e pela diretora do Tecnoparque na época, Cris Alessi, e depois entregue em cerimônia especial pelo prefeito Rafael Greca e seu vice, Eduardo Pimentel no dia 17/08/2023.

A redução alcançada pela diferença de alíquota de impostos como ISS será totalmente revertida para um projeto de PD&I em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná no desenvolvimento de um novo produto com foco no público masculino.

Medless e PUC-PR

Os implantes hormonais existem no Brasil há mais de 30 anos, desde então encontramos alguns artigos publicados relacionando o uso dos implantes hormonais aos tratamentos de doenças crônicas como endometriose, por exemplo.

Não temos registro de nenhum estudo clínico aprovado em comitê de ética por alguma instituição reconhecendo a evidência científica de tais publicações, o que de fato nos coloca em posição de questionamento com determinadas instituições.

As sociedades médicas, como Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO, contestam o uso da via subdérmica através dos implantes justamente por não haver por parte da indústria farmacêutica estudos clínicos voltados para esta área.

Contudo, a farmácia magistral cumpre e segue as RDC’s dedicadas à esta área, porém não sendo  obrigada a elaborar estudos que comprovem a eficácia dos produtos manipulados.

Porém, quando iniciamos nossa área de PD&I entendemos que a falta desses estudos acadêmicos e evidências científicas demonstrava uma certa fragilidade e gerava falta de confiança dos médicos em usar esta via para tratamento de seus pacientes.

Por isso, o Grupo Medless, preocupado em atender as necessidades dos nossos médicos parceiros, foi a primeira empresa a divulgar uma parceria entre uma empresa privada no segmento magistral e uma instituição de ensino séria e conceituada, como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, para conduzir estudos clínicos em pacientes selecionadas em um hospital de referência no tratamento de doenças crônicas em mulheres.

Esta parceria foi firmada em fevereiro/2022 e desde então as equipes têm trabalhado em parceria, a fim de cumprir todas as exigências e aprovações do comitê de ética para acompanhar as pacientes. O estudo será conduzido pela médica ginecologista responsável pela cadeira de Ginecologia do curso de medicina da PUC-PR, Dra Luiza Sprung, responsável também pela seleção das pacientes do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba-PR.

As pacientes selecionadas são mulheres acometidas pela endometriose que já tentaram outras formas de tratamento e tiveram recidiva da doença, assim como pacientes que tentaram outras vias de tratamento com diferentes medicamentos.

Outro estudo que está sendo conduzido com a equipe de farmácia da PUC-PR é o estudo de taxa de liberação do novo produto que será ofertado ao público masculino. Este acompanhamento tem duração de até 18 meses e visa verificar a taxa de liberação diária in vitro do novo Dermo Device masculino.

As equipes envolvidas neste projeto entendem que se trata de um projeto inédito no Brasil, através do qual teremos a oportunidade de estudar os ativos, entender as necessidades dos pacientes e a capacidade de gerar muita informação científica para toda comunidade médica.

Vale ressaltar que o Grupo Medless já é pioneiro no Brasil quando falamos em estudos in vitro, pois para diversos dos seus produtos, como é o caso dos Dermo Devices de Gestrinona, já foram desenvolvidos estudos de 18 meses constatando a taxa de liberação diária do Medless d.d., comprovando sua eficiência e constância na liberação do ativo por longo prazo, e a importância de se manter um tratamento extremamente terapêutico, evitando assim os efeitos colaterais por uso de altas dosagens por curtos períodos.

Novos produtos

Em 2019 quando a empresa concretizou os estudos e validações dos produtos voltados para o público feminino já era de nosso conhecimento que o mercado masculino também ainda era muito carente de produtos injetáveis voltados para reposição hormonal.

Desde este período a área de PD&I da empresa vem desenvolvendo e testando a mesma tecnologia para os produtos de testosterona, por exemplo.

A complexidade, falta de material, ferramentas e estudos acadêmicos nesta área tornam o investimento necessário para desenvolvimento dos produtos muito mais caro do que para um produto já existente.

Devido aos altos investimentos desenvolvemos este projeto em parceria com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) o qual foi aprovado em todas as instâncias, com aprovação total dos recursos solicitados.

O projeto visa abranger o desenvolvimento da tecnologia, testes e estudos clínicos, ensaios, e taxas de liberação dos novos produtos, além de ser o único produto neste segmento com duração de até 12 meses com uma quantidade de ativo suficiente para suprir a necessidade hormonal masculina, que é maior do que a feminina, por isso a dificuldade em desenvolver tais produtos.

Um novo conceito em laboratórios estéreis

Quando desenvolvemos e atualizamos o novo plano de negócios do Grupo Medless, em 2019, sabíamos que o propósito da empresa em trazer novos tratamentos e qualidade de vida para os pacientes era muito desafiador, principalmente por se tratar de uma nova forma de gerenciar e disponibilizar recursos na área da saúde.

A mudança causa insegurança e medo nas pessoas, nem todo mundo está preparado para testar novas tecnologias, metodologias, o novo incomoda e inquieta. Mas o novo também pode ser uma abertura para algo transformador, e é assim que nós do Grupo Medless conduzimos este negócio: estamos em um mundo transformador, ajudando muitas mulheres a reconquistarem suas vidas, sua autoestima e sua saúde. Isso nos faz acreditar em seguir em frente e crescer, avançar com os nossos planos e cada vez ajudar mais pessoas.

Com esta determinação em fazer cada vez mais que a necessidade por um novo espaço surgiu! Nossa demanda por criar soluções fez com que precisássemos procurar um novo espaço para ampliar nossos laboratórios e nossa capacidade produtiva.

Todo o projeto foi concebido com um grupo de profissionais com muita experiência na área de produção de injetáveis no Brasil e em outros países, a fim de construirmos algo realmente inovador.

Nossa nova área estéril contará com laboratórios com alta tecnologia para controle de qualidade, análises e linha de produção para dispositivos dérmicos e outros produtos injetáveis como hormônios e vitaminas. Além de contar com áreas comuns para convivência de funcionários, refeitório próprio, prédio administrativo, estacionamento privativo e área para estoque e armazenamento de matéria-prima.

Reforçando, assim, nosso compromisso com o ESG, a nova planta também contará com projeto para captação de água da chuva para reutilização, painéis solares para abastecimento de toda área de produção e administrativa, horta para produção de verduras para abastecimento do refeitório.

Esta nova área também contará com um espaço específico para recebermos médicos de todo o Brasil que desejarem receber capacitação na metodologia de colocação e retirada dos dispositivos dérmicos da Medless.

Através destes cursos de capacitação o Grupo Medless oferecerá tratamento às mulheres carentes, que não tem condições financeiras de efetuá-los. Elas serão atendidas e poderão fazer a colocação ou retirada dos seus dispositivos dérmicos pelos médicos que são capacitados, e após os cursos serão acompanhadas pela nossa equipe médica até o final do tratamento.

Nosso diferencial

O que torna o Grupo Medless diferente é a soma de todas estas ações em andamento e de nossa pluralidade e multidisciplinariedade, assim com o propósito em comum dos nossos investidores, gestores e colaboradores: fazer algo inovador para devolver a qualidade de vida aos pacientes dos nossos médicos!

Sendo gerido por uma mulher que sentiu as dores que fazem muitas mulheres sofrer, médicos que tratam diariamente pacientes em casos graves em seus consultórios, o nosso diferencial é saber as dores que as pessoas têm, e, sabendo disso, através de toda nossa equipe altamente qualificada, trabalhamos diariamente para o desenvolvimento de soluções modernas e inovadoras.

Sejam bem-vindos!
Nós somos o Grupo Medless!

“Quando fui convidada a fazer parte do Grupo Medless assumindo a cadeira da alta gestão eu aceitei de imediato porque sempre tive certeza de que este projeto seria revolucionário para a saúde da mulher. Durante muitos anos da minha vida eu sofri dores que não foram tratadas porque não foram diagnosticadas de maneira correta, por isso hoje a minha causa não é só pela Medless como empresa, mas sim como para o maior número de mulheres que eu possa ajudar e alcançar.”

Nossa visão

A Medless está comprometida em ofertar as melhores soluções farmacêuticas e desenvolver os mais eficazes métodos de tratamento para atender seus pacientes com qualidade e segurança.

Nossa missão

Ser uma empresa líder mundial no desenvolvimento e pesquisa de tratamentos de saúde para atender e ajudar as pessoas.

Nossos valores

Ética, qualidade, confiança, respeito e integridade.