O dilema dos psicoestimulantes

Compartilhe:

psicoestimulante

Você conhece o psicoestimulante, Lisdexanfetamina?

A lisdexamfetamina (Agente liberador de noradrenalina e dopamina) é um medicamento derivado da anfetamina, estimulante do sistema nervoso central (SNC), utilizada principalmente no tratamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Lisdexanfetamina por si só é inativa, ou seja, trata-se de um pró-fármaco que é convertido em dextroanfetamina, de forma limitada e gradual, devido ao processo enzimático necessário para a remoção da porção de L-Lisina.

Esse metabolismo reduz seu uso restabelecido, permitindo a eficácia do fármaco durante um período mais longo.

Wikipédia

Ela também o é o princípio ativo do medicamento comercialmente conhecido como Venvanse®.

Para que serve o psicoestimulante Venvanse®?

O Dimesilato de lisdexamfetamina é um psicoestimulante, comum para tratamentos de quadros graves de desatenção, compulsão ou impulsividade e hiperatividade.

O seu mecanismo de ação caracteriza‐se pelo bloqueio da receptação da dopamina e pelo aumento da liberação de dopamina e noradrenalina, estimulando o sistema nervoso central e favorecendo o aumento da atenção e a diminuição da impulsividade e da hiperatividade em pacientes com transtornos.

Ou seja, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP).

A manifestação da desatenção ocorre através de esquecimentos, distração, perda de objetos, desorganização, pouca concentração e falta de atenção aos detalhes.

A hiperatividade pode ser caracterizada por um comportamento de atividade motora e inquietação excessiva.

Por fim, a impulsividade ou compulsão é marcada pela dificuldade em esperar a sua vez, por respostas precipitadas, intromissão e interrupção.

Os adultos TDAH costumam apresentar menos sinais de hiperatividade, quando comparados com as crianças, entretanto podem apresentar queixas relacionadas à dificuldade para relaxar, para se organizar, para alcançar metas e para estabelecer prioridades.

Outras dificuldades atencionais secundárias seriam alterações decorrentes de lesões cerebrais, por exemplo, uma batida na cabeça que ocasionou um trauma crânio encefálico, assim como eventuais dificuldades associadas a quadros de alteração hormonal, por exemplo, problemas na tireoide.

A dificuldade de concentração está normalmente presente em pessoas com hipotireoidismo.

O que é TDAH?

O TDAH é um transtorno neurobiológico, que apresenta alteração de neurotransmissores e que precisa ser tratado.

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, que tem início antes de uma criança ingressar na escola e é caracterizado por déficits que acarretam um prejuízos futuros no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional segundo a APA (Associação Americana de Psiquiatria) em 2013.

O que é TCAP?

O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela perda de controle e impulsividade, que leva a episódios compulsivos impulsivos frequentes de alimentação excessiva.

Diferente da Obesidade Mórbida, da Anorexia nervosa e da Bulimia nervosa, é um importante fator causal na obesidade e também um fator de risco independente para uma ampla gama de distúrbios metabólicos, físicos e outros transtornos psiquiátricos.

O psicoestimulante, lisdexanfetamina (LDX) (Venvanse ®) foi aprovado para tratar TCAP nos EUA e em um número limitado de outros países.

No entanto, com apenas um medicamento disponível em alguns países e nenhum em outros, novos medicamentos são necessários com urgência para fornecer aos médicos opções de prescrição ao tratar esse distúrbio.

Boas práticas clínicas no manejo farmacológico em tratamentos com psicoestimulante para o SNC

Recentemente houve uma polêmica em cima desse psicoestimulante, devido a negligência no uso e até mesmo o vício e riscos para saúde.

Nossa intenção, como healthtech, não é defender ou acusar nada e nem ninguém, mas mostrar novos caminhos em constante inovação tecnológica na área da saúde.

Estudos comprovam a eficácia do medicamento psicoestimulante em uso terapêutico tanto para TDAH quanto para TCAP e inclusive é sim eficaz na redução de peso.

Contudo, existe uma imensidão entre eles, para indicação do TCAP por exemplo, os circuitos neurais que falham em regular adequadamente o consumo de alimentos na Obesidade são diferentes daqueles responsáveis ​​pela Compulsão Alimentar Compulsiva e perseverativa no TCAP.

Portanto, segue-se logicamente que os mecanismos farmacológicos dos medicamentos, que são eficazes para obesidade, podem não funcionar no TCAP e vice-versa.

Outra questão a se observar e investigar é o alto potencial de abuso do psicoestimulante causando a dependência do mesmo.

Portanto, deve se levar em consideração e com muita atenção médica, a farmacodinâmica e farmacologia desses medicamentos psicoestimulantes, para não se tornarem conflitos.

Quer ler mais sobre o estudo de ensaios que diferencia vários medicamentos psicoestimulantes em diferentes quadros de patologia? Clique Aqui

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e nos ajude a distribuir informação de qualidade. O seu canal de saúde.

Medless, saúde de dentro para fora.

Artigos Relacionados

Continue sua leitura