A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE FARMÁCIA

Compartilhe:

A profissão do farmacêutico é uma das mais antigas e de extrema importância para a sociedade e aos sistemas de saúde.

É o profissional que desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, prevenção de doenças e no acompanhamento nos mais diversos tratamentos de saúde, seja em empresa privada ou pública.

Atualmente com um pouco mais de 70 áreas de atuação, o farmacêutico pode ser encontrado em diversas áreas, pois ele desempenha um papel essencial em todos os processos de prevenção, tratamento e recuperação da saúde.

O Farmacêutico é a peça fundamental quando o assunto é atenção farmacêutica, acompanhamento farmacológico e uso racional de medicamentos, pois é o profissional que se dedica a estudar todas as classes farmacológicas e tem domínio sobre a indicação terapêutica do uso de cada medicamento.

Quando o farmacêutico atua em farmácia com manipulação ou drogaria, ele é o profissional que tem um primeiro contato com a população no estabelecimento e é por ele que um paciente é auxiliado, avaliado e até mesmo encaminhado para uma ajuda mais especializada.

Hoje temos os farmacêuticos clínicos, profissionais eu se dedicam ao atendimento em consultório, sendo especializado a tratar diversas disfunções de saúde e também promovendo o uso correto e consciente de medicamentos.

Eu sou uma dessas profissionais, farmacêutica clínica que atua em duas linhas de atendimento , em farmácia magistral e em consultório, atendendo diversas ocorrências quando o paciente me solicita, seja para uma simples suplementação ou para um tratamento de saúde mais sério e eu me orgulho muito por isso.

Ter um farmacêutico para chamar de seu, é indispensável, pois, é o profissional que atua em várias linhas, mas com um único objetivo: uso racional de medicamentos e uma vida com saúde de forma consciente!

Dra Ana Carla Mendes
Farmacêutica Clínica e Magistral – CRF 32994/PR
Especialista em Saúde Quântica, Integrativa e Neurociência

Artigos Relacionados

Continue sua leitura