Medicamentos x Bebidas Alcoólicas

Compartilhe:

medicamentos

Uma mistura que pode ser perigosa!

Não é de hoje que nós sabemos que os medicamentos devem ser ingeridos apenas com água, para evitar que ocorra interação ou alteração no mecanismo de absorção dos medicamentos.

Atualmente tem sido muito comum o uso abusivo de medicamentos e sua combinação com as bebidas alcoólicas. De acordo com a Organização Pa-americana da Saúde, cerca de 85% das mortes/por ano são decorrentes do uso abusivo só de bebidas alcóolicas e cerca de 400mil pessoas morrem por ano de vido ao uso irracional de medicamentos, de acordo com um dos pesquisadores da FUNED.

O álcool quando ingerido, percorre todo o nosso organismo, levando a substância para todos os órgãos e tendo potencial efeito nos principais como: rins, coração, cérebro e fígado e em questão de minutos a ação dele no corpo humano é de 100%.

Costumamos dizer que as mulheres são mais sensíveis ao álcool, mas isso se deve por elas terem mais gordura retida no corpo, falando fisiologicamente e isso faz com que a bebida não seja absorvida e permaneça por mais tempo na corrente sanguínea. Mas, tanto para homens, quanto para as mulheres, independente da quantidade ingerida e da absorção pelo organismo, o cuidado deve ser redobrado ou fazer esta combinação perigosa.

Além do álcool ter ação no sistema límbico, ele age como depressor das funções cerebrais, fazendo com que o indivíduo perca o senso crítico, fique mais irritado, ansioso e até mesmo com sonolência. E quando ingerido com medicamentos, os efeitos colaterais são muito mais acentuados e em alguns casos podem ser irreversíveis.

Independente da quantidade de bebida ingerida, o organismo sofre para se manter em equilíbrio. O álcool se converte em acetaldeído no organismo, devido a ação de uma enzima chamada álcool-desidrogenase, responsável por quebrar a molécula de álcool para ela ser eliminada o mais rápido possível.

Nosso fígado produz uma enzima chamada glutationa, que é a combinação de glutamina, glicina e cisteína, responsáveis por converter o acetaldeído em acetato, deixando de ser tão tóxico para o organismo. Mas toda essa ação ocorre, independente da dose ingerida, mas quanto mais álcool no organismo, mais ele tenta combater e sofre para voltar ao equilíbrio.

Pacientes que fazem o uso de qualquer medicamento, sejam eles antibióticos, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios e entre outros, devem evitar ingerir bebidas alcóolicas, pois além de poder anular ou potencializar o medicamento no organismo, pode lesionar órgãos ou causar outras reações indesejáveis e mais sérias.

Dra Ana Carla Mendes
Farmacêutica Clínica e Magistral
Especialista em Saúde Quântica e Integrativa
CRF/PR 32994

Artigos Relacionados

Continue sua leitura