Benefícios da Ciproterona

Compartilhe:

Acetato de  Ciproterona

O que é Acetato de Ciproterona?

O Acetato de Ciproterona é um hormônio sintético sexual, utilizado no tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos (masculinos) na mulher.
Tais como a acne, casos leves de hirsutismo (aumento da quantidade de pelos no corpo da mulher em locais comuns ao homem. Embora seja raro, costuma afetar as mulheres durante os anos férteis e após a menopausa.) e síndrome de ovários policísticos (SOP).
Além disso, age como antigonadotrópico e progestagênico (hormônios que inibem a ovulação).
Ela também, é utilizada para inibir efeitos colaterais do uso da Gestrinona.

Para que serve e como usar?

Seu mecanismo de ação se dá pelo bloqueio dos receptores androgênicos, impedindo a ação hormonal sobre os órgãos sexuais secundários. E este ativo farmacêutico pode ser encontrado em diversas vias de administração, como os dispositivos dérmicos.

Nesse sentido, mulheres que fazem uso de dispositivos dérmicos para tratar doenças e patologias relacionados ao seu organismo hormonal, utilizam a Ciproterona em conjunto de outros hormônios sintéticos, de acordo com suas queixas individuais e a indicação de seu médico.

Além disso, possui ação progestacional, razão pela qual pode provocar transtornos menstruais, inclusive amenorréia (ausência de menstruação – nem sempre é sintoma de uma doença. Podem ocorrer quando a mulher está submetida às seguintes condições: menopausa, gravidez, uso de anticoncepcional, efeitos colaterais de medicamentos, puberdade tardia e estresse.)

É indicado procurar um profissional da área para realizar exames laboratoriais e análises clínicas necessárias, caso a caso, para enfim prescrever o Acetato de Ciproterona, e determinar a posologia que será manipulada durante o tratamento (que varia muito de acordo com a forma com que o ativo será administrado).

Medless Academy

Quais os benefícios da Ciproterona?

A Ciproterona, quando usada no controle de hormônios andrógenos, reduz o excesso de pelos no corpo e formação leve ou alta da acne, que pode ser um efeito colateral de outros hormônios, como a Gestrinona.
E, por este motivo, alguns médicos indicam o uso dos dois ativos em conjunto.

No tratamento de ovários policísticos, além de aliviar sintomas andrógenos, ela normaliza parâmetros endócrinos, reduz a formação de cistos e volume ovariano, o sangramento menstrual torna-se menos intenso e o período mais curto, o que pode reduzir também a ocorrência de deficiência de ferro.
Além disso, a menstruação frequentemente torna-se menos dolorosa.

Acompanhe as nossas Redes Sociais para conhecer melhor nosso trabalho, pois nosso compromissos sempre foi e sempre será com a sua saúde, de dentro para fora!

Artigos Relacionados

Continue sua leitura